Bingo da Matemática
Eu amo esse, e os alunos também.
- O bingo é um jogo muito conhecido e adaptando ele para a matemática se torna competitivo, divertido, além da possibilidade de trabalhar com diferentes operações, além de desenvolver o cálculo mental. O jogo funciona como o bingo tradicional, cada aluno recebe cartelas com números (no caso dessas cartelas, são 9 números). O modelo de cartela é livre, podendo ter 9 números diferentes, ou 12, ou 15, todos são válidos, pode também ser adaptado para alunos menores, com números mais baixos.
- O professor irá sortear as operações (que podem estar em um saco), e os alunos devem calcular a operação e marcar em sua cartela caso tenham o resultado. Se as cartelas estiverem plastificadas, os alunos podem fazer a marcação com a caneta marca texto, e depois de finalizar podem passar um papel com álcool, ou até passar a mão que a cartela fica novinha. As opções para sorteio podem ser operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, ou informações como metade, dobro, triplo, antecessor, sucessor, dezena, dúzia.
- A maneira de como serão as “batidas” cada professor pode escolher com seus alunos, usando técnica do jogo tradicional, completar na vertical, horizontal, diagonal, quatro cantos, cartela cheia, os cinco primeiros marcados, entre outras opções.
- Quando o aluno completa algum desses itens o aluno deve falar “Matemática”, e deve ir até o professor, que irá conferir se o aluno acertou os cálculos e pode dar um prêmio a ele, sendo uma figurinha, uma bala, ou outro prêmio. (Para que os alunos não se percam e depois seja fácil conferir as peças sorteadas, o professor pode escrever no quadro).
- Deve-se combinar que não é permitido falar os resultados em voz alta, cada um deve pensar sozinho. Outro combinado legal é que os alunos continuem marcando mesmo depois de ganhar o prêmio, assim a turma toda fica engajada no jogo o período todo.
A Matemática lúdica.
WhatsApp: (41) 98834-0658.
E-mail: amatematicaludica@gmail.com
Comentários
Postar um comentário